Com Uma Massa Você Faz Dois Tipos de Pão - Roti e Paratha - Pães Indianos


Namaste Amigos! Bem vindo! Hoje vamos fazer um pão que é um dos alimentos fundamentais da culinária indiana. Que é roti - um pão fino que sempre é feito na hora.


Para vocês entenderem, o roti é tão integral na cultura também, que se alguém te pergunta "comeu roti" que em hindi é "roti khai?" significa se você já almoçou ou jantou. Isso me lembra dá uma coisa que aconteceu comigo na espanha. Eu estive lá para uns meses, e frequentava um restaurante que o dono era do paquistão. Ele virou um amigo, e às vezes eu ia lá só para bater papo com ele para matar a saudades de falar hindi - a língua dele Urdu é muito parecido com hindi. Então quando eu chegava, ele sempre me perguntava essa mesma coisa "roti khai?" Que para mim significa que é um amizade sincera quando você se importa com alguém.

A massa para roti e mesma massa que é usada para outros tipos de pães indianos - paratha simples (triangular) que é sem recheio, ou paratha recheada. Então a gente vai aproveitar e fazer o paratha simples também, além de fazer o roti.

Ingredients

1 xic de farinha de trigo integral
1 xic de farinha de trigo
3/4 colher de chá de sal
3/4 xic de água

Método

  1. Misture as farinhas numa tigela. Separe um pouco de farinha (aprox. 2 colheres de sopa).
  2. Coloque sal e a água. Faz uma massa
  3. A massa deve estar macia, mas não grudenta. Se está grudenta, coloque um pouco mais de farinha que separou antes.
  4. Cobre com um papel filme, e deixe descansar a massa para 30 minutos.
  5. Divide a massa em 10 porções (para paratha, faz 8 porções) mais-ou-menos iguais, e faz bolas. Deixe coberto.
  6. Coloque uma frigideira para aquecer no fogo médio.
    Como fazer roti:
  7. Passa uma das bolas na farinha, e abrir a bola usando um pino de abrir massa em uma forma redonda de grossura uniforme, com diâmetro de mais-ou-menos 15 cm  (mais importante e a espessura, que tem que ser mais ou menos 2 mm).  Durante o processo de abrir, usa mais farinha se precisa para não deixar a massa grudar no pino ou no superfície.
  8. Coloque na frigideira quente. Em 30-45 segundos, até que começar fazer balões pequenos de ar. Vire, e deixe cozinhar mais 30-45 segundos. Tire a frigideira do fogo e cozinhe a roti direito no fogo - os dois lados.
  9. Ela via ficar igual um balão!
  10. Repete o processo para resto da massa.

    Como fazer paratha triangular:
  11. Passa uma das bolas na farinha, e abrir a bola usando um pino de abrir massa em uma forma redonda de grossura uniforme, com diâmetro de mais-ou-menos 10 cm. Passa oleo na metade e dobra. Passa oleo de novo no metade e dobra de novo. Agora comece abrir de novo. Durante o processo de abrir, usa mais farinha se precisa para não deixar a massa grudar no pino ou no superfície. Abre ate que esta mais ou menos 15 cm de tamanho (mais importante e a espessura, que tem que ser mais ou menos 3 mm).
  12. Coloque na frigideira quente. Em 30-45 segundos, até que começar fazer balões pequenos de ar. Vire, e passa oleo no lado que já tostou. Deixe cozinhar mais 30-45 segundos. Vire, e passa oleo no outro lado. Em 15-20 segundos, vire e deixa cozinar antes de tirar. Vai estufar também.

Sempre é servido com uma refeição que tem uma mistura, sopa de lentilha ou feijão, arroz. Pode servir com cafe, or fazer "wraps" come queijo e outro recheio. Fica delicioso...  pode fazer, todo mundo vai gostar.

Comentários

Postagens mais visitadas