Kulfi - Sorvete estilo indiano



Namastê amigos!


Tudo bem com vocês? A última receita que eu fiz para vocês era do gájar ka halwa - um doce delicioso de cenoura e leite. Hoje, eu quero fazer sorvete indiano que é chamado Kulfi. Em vários países ocidentais, tem o "ice cream truck" que vai de vizinhança a vizinhança para vender sorvete principalmente na época do verão. Na Índia também tem vendedores iguais que vendem o Kulfi. Eles também andam com um sino típico que quando você ouve, dá vontade de comer kulfi! O ingrediente principal é o leite - e pode ser kulfi só de leite. Mas existem variações: kulfi de manga, kulfi com pistache, com cardamomo, com açafrão, e outros. A gente vai fazer uma versão fusion - com baunilha.

Ingredientes:


  • 1 litro de leite integral
  • 1/3 xic de açúcar
  • 1/2 colher de chá de baunilha. Se você quer o sabor indiano autêntico, pode usar 6 cardamomos moídos, ou um pouco de açafrão. Vou usar baunilha que é muito mais comum de achar no Brasil.
  • 1 pitada de sal


Método:



1. Aquece o leite numa panela até que começa a ferver. Mexendo um pouco, se não pode queimar no fundo.

2. Reduz fogo para deixar fervendo levemente. Continua mexendo cada 2-3 minutos.

3. Tem que deixar reduzir a quantidade pelo menos na metade. Vai chegar num ponto, você vai ver que em vez de borbulhar, vai fazer uma tela de nata em cima. Nesse ponto, pode colocar o açúcar e deixa cozinhar mais 2 minutos. Desliga.
4. Deixa esfriar completamente, até que chega na temperatura ambiente. Coloque a baunilha, e a pitada de sal. O sal aumenta o sabor, e os dois tem mais um efeito - de deixar o kulfi mais cremoso.
5. Coloque na fôrma da sua escolha, e leve para congelar de um dia para o outro ou aproximadamente 6 horas.

6. Enjoy!





Pode fazer palitos de kulfi, ou pode servir na tigela.


Viu como é fácil! É um sorvete delicioso e exótico. Você tem que fazer!
Vou nessa. Até uma próxima!


Namastê!

Comentários

Postagens mais visitadas