Iogurte Caseiro

 

 

Namastê amigos! Tudo bem com vocês?

Vamos falar sobre uma coisa que é muito popular na Índia e na culinária indiana - iogurte. No Brasil e nos vários outros países, o iogurte é tomado com alguma coisa doce - pode ser frutas, mel, açúcar. Na índia, iogurte e usado tanto nos pratos salgados, quanto nos pratos doces. Tem receitas que usa iogurte nos molhos, nas bebidas, nas sopas, para marinar coisas, e nos doces. Tem muita gente que tem costume de tomar iogurte todo dia com cada refeição. Como o iogurte é usado tanto, quase todo mundo faz iogurte em casa. Que é totalmente natural, é da melhor qualidade do que comprado e custa bem menos. Isso que eu quero ensinar vocês hoje. Eu faço meu próprio iogurte, e não lembro a ultima vez que eu comprei iogurte. É muito fácil, e esse método não requer nenhum equipamento especial.

Ingredientes

  1. Leite integral ou desnatado - como você prefere, quanto você prefere. (Com leite integral, o iogurte fica mais grosso) 
  2. Coalho - uma colher de iogurte com cultura bacteriana viva. Se você já tem iogurte, verifique que é iogurte natural (sem outros sabores) e com cultura viva. Se não, compra um que tem, e separa uma colher. E próxima vez, você pode usar uma colher do iogurte que está fazendo.

Eu estou usando leite integral, quanto que cabe num recipiente. E esse recipiente eu posso colocar na microondas que vai ser a primeira etapa. Mais uma dica que esse recipiente tem uma tampa, que facilita curar e guardar iogurte após de fazer.

Método

  1. Aquece o leite no microondas até que começa ferver. Se você preferir, pode fazer numa panela no fogão. O resultado será mesmo.
  2. Deixe esfriar até que está morno.  Se você usa termômetro, e temperatura de 45 graus, mais ou menos.
  3. Vai formar nata em cima, e ela não vira iogurte. Tem gente que não gosta nata no iogurte. Eu normalmente tiro ela (e como com biscoito!!).
  4. Adicione o starter / iniciante, e deixa num lugar que não seja frio. No verão, aí no Brasil, pode deixar no balcão mesmo. No inverno, pode usar o mesmo truque que eu uso. Eu coloco no meu forno com a luz acesa. Pode deixar no microondas também com a porta um pouco aberta, que vai deixar a luz acesa. Em termos de tempo, vai levar 8 a 12 horas dependendo da época e a temperatura de local.
  5. Está pronto! Olha, que maravilha. Está bem firme. Pode experimentar se quiser. E se você quer que seja mais azedo, pode deixar mais um tempo. Outra coisa: o leite vira iogurte por causa de bactéria lactobacillus, que se multiplica no leite. Esse processo de multiplicação é mais rápido na temperaturas que tem no verão, por isso que tem que criar um ambiente pouco mais calor no inverno - que a gente fez no forno com luz acesa. Agora, existem vários tipos dessa bactéria lactobacillus. Dependendo do tipo  que tem no iniciante, a qualidade do iogurte será diferente. Pode experimentar diversas marcas para achar o tipo que você gosta mais.


Bônus

Após de fazer a parte anterior, eu fiquei curioso se a palavra iniciante está correto. Fiz uma pesquisa e achei outra que parece melhor - coalho! Também entendi porque que aquele prato arabe é chamado coalhada seca! Que na verdade é feito de iogurte, podemos fazer num outro vidéo. Falando no coalho, para sempre ter coalho para fazer iogurte, eu tenho mais um truque para vocês. Pega uma bandeja de fazer gelo, e faz cubos de iogurte. Depois tira da bandeja e guarda num pote, claro, no freezer mesmo. Ou quando está acabando o iogurte, tira uma colher para fazer de novo. Assim, você sempre vai ter iogurte de boa qualidade feito em casa.

Conclusão

Viu como é fácil fazer iogurte de ótima qualidade! Espero que você vai fazer! E mais para frente, a gente vai fazer várias receitas com iogurte - tem raita - um tipo de molho, shrikhand - um doce muito gostoso, ou lassi - uma bebida, ou uma sopa chamada kadhi, ou curd rice - arroz com iogurte!

Eu vou saborear o iogurte. Uma dica para vocês, pode colocar um pouco de geleia para ter "fruit yogurt" iogurte com frutas. Eu tenho aqui iogurte com mel e granola, que é delicioso...

Até a próxima amigos. Namastê!

Comentários

Postagens mais visitadas