Apresentando o Namaste Mix - e o mito do curry em pó





Namastê amigos! Hoje vamos falar sobre uma coisa muito popular - curry powder - o curry em pó que é sempre associado com comida indiana. 

Na verdade, curry powder ou curry em pó é uma invenção ocidental. Na Índia não existia curry powder. Os ingleses chamam todos os pratos Indianos que são salgados - legumes, carnes, tudo - de curry. Então inventaram curry powder - o curry em pó.

Para entender melhor, vou contar uma coisa que aconteceu comigo. A gente estava viajando em Parati no Rio de Janeiro, um lugar muito lindo. Lá encotramos um senhor da Suíça. Perguntamos, por que que chama aquela limonada “limonada Suíça?” E ele respondeu seriamente. “Não sei, na Suíça não tem nem limão!” A história do curry é ígual. :-)
Sendo uma invenção recente, existem várias receitas com ingredientes diversos dependendo da marca. Os ingredientes principais são semente de coentro, semente de cominho e cúrcuma. E dependendo da receita, pode conter pimenta vermelha, pimenta do reino, pó de alho, pó de cebola, sal, entre outras coisas.

Normalmente, essa mistura tem um sabor muito bom. Mas, tem alguns problemas. Um é que todos os pratos acabam tendo quase o mesmo sabor. Outro, se você quer mais sabor de só um ingrediente que tem no curry, não vai dar. Por isso, todas as cozinhas na Índia tem esses temperos separados.

Mas eu quero compartilhar com vocês uma receita que é um segredo da minha família. Esse segredo eu não tenho problema em compartilhar para seus pratos ficarem mais gostosos. É uma mistura especial dos alguns temperos que eu chamo - “Namaste Mix”  É fácil de fazer em casa, e todos ingredientes também acha no qualquer mercado. Vamos fazer?

• Ingredientes:

  • Semente de coentro - meia xícara
  • Erva doce - uma colher de sopa
  • Semente de cominho - uma colher de sopa



• Método:

Misturar tudo e moer. Eu tenho um moedor de café elétrico que eu uso somente para temperos. Pode ser no processador, no liquidificador ou no pilão.

Esse é o Namastê mix! Tem um aroma muito bom, e também, segundo a sabedoria popular, tem propriedades de saúde - que facilita digestão, é bom para o coração, e outros benefícios que você pode pesquisar.
Para usar também e muito fácil. Como não tem pimenta, sal e outros ingredientes, a gente usa sem medo, e coloca outros temperos - cúrcuma, pimenta, etc separado. E mais uma dica para vocês - para o máximo sabor, é melhor colocar o Namaste Mix, e outros temperos no óleo quente - por exemplo - se você está fritando cebola, coloca esses tempero quando a cebola esta no ponto que você quer - antes de colocar outros ingredientes. Você vai me ver fazer isso nas várias receitas.

Assistam o video também. Obrigado e espero ver vocês numa próxima! Namaste.





"Namaste Mix" e "Namaste Amigos" são de nossas marcas comerciais.

Comentários

Postagens mais visitadas