Ghee - Manteiga de Garrafa - Le Beurre Noisette!! No Uma Receita Só!

Namaste Amigos! Sejam bem vindos! Amigos que já me conhecem, e amigos novos. Eu mantenho esse espaço para vários motivos - primeiro é para compartilhar a culinária e cultura da índia com vocês - o país onde eu nasci e cresci. Segundo, eu quero continuar praticando o portugues que eu aprendi. Como dizem em inglês sobre idiomas, "use it or lose it" - usa ou vai esquecer.

Hoje vou falar sobre uma tradição ou costume que tem nas algumas partes do mundo que já conheci, inclusive meu país índia. E até hoje, quase todo mundo lá contrata um "milkman," - o leiteiro - moço que entrega leite todo dia. Esse leite é fresco, não aquele tratado, de longa vida. E quando eu mudei da índia para inglaterra, procurei se tem entrega do leite. E achei facilmente o senhor que entregava leite - nome dele era Bob Hall. O leite vinha numa garrafa de vidro com tampa feito de papel alumínio. Deixava na porta de casa de manhã. E na inglaterra também até hoje tem esse serviço! Incrível! Veja esse página.

E quando aquece esse leite fresco, ele faz a nata em cima quando esfriar. Na minha casa na índia, até hoje juntamos a nata todo dia. E quando tem suficiente, dar para fazer manteiga. E de manteiga, a gente pode fazer o ghee.

O ghee, que vamos fazer daqui a pouco, é manteiga clarificada. É um processo muito simples. O ghee é usado bastante na culinária indiana  - no roti, paratha - pães que já fizemos, nos doces, e para fritar. Mais uma coisa bem interessante e as pessoas acendem lâmpadas de ghee para comemorar alguns festivais especiais.

Em termos de similaridades, a manteiga de garrafa que tem aí é bem parecida.

Vamos ver como fazer o ghee?

Ingredientes

Manteiga sem sal (quanto quiser)

Método

  1. Coloque manteiga (temperatura ambiente) numa panela no fogo médio.
  2. Deixe a manteiga derreter, e cozinhar no fogo baixo até ficar clara (vai levar 8-10 minutos para cada 100 gramas). Se tem sólidos no fundo da panela, cozinhar até eles fiquem dourado (não deixar queimar).
  3. Peneirar num recipiente para guardar. O ghee, quando esfria, fica "granulado" ou até solidifica no inverno quando está muito frio.


Esse é o ghee. Faz quando quiser! Usar para regar seus pratos. Ou para refogar legumes, feijão ou outras coisas.


Comentários

Postagens mais visitadas