Um Doce Delicioso de Gergelim Como Você Nunca Viu! - O Tilli ke Laddu

Namaste Amigos! Sejam bem vindo!

Hoje (dia 14 de Janeiro) é um festival grande na índia - que é chamado Sankranti. Ele marca o começo da primavera, e é comemorado com duas coisas principalmente - o tilli ke laddu - é um doce que vamos fazer agora, e o costume de soltar pipas - o céu fica cheio de pipas.

O tilli ke laddu pode ser traduzido como bolinhas de gergelim. Tilli é gergelim e laddu significa bolinha. Eu já levei para o brasil umas vezes e quem comeu adorou. É muito diferente com outros doces - é feito com rapadura. Vamos fazer?

Ingredientes

200g gergelim (marrom ou branco)
100g amendoim torrado sem casca
100g coco seco (ralado, ou em pedaços pequenos)
350g rapadura
1/4 xíc de água

Método

  1. Primeiro, vamos torrar o gergelim - só até que ficar bem quente sem mudar o cor. Deixar do lado.
  2. Na uma frigideira, coloque a rapadura em pedaços com a água. Deixa derreter tudo, e depois cozinha 1-2 minutos no fogo baixo.
  3. Agora tem que colocar o gergelim, amendoim e coco, e misturar bem.
  4. Tirar do fogo. Deixar esfriar até que chega numa temperatura que você aguentar para fazer bolinhas. Se esfria muito, vai ficar duro. (Se você prefere, pode colocar numa forma untada e corte em quadradinhos quando ainda está quente).

Então, viu como é fácil fazer o tilli ke laddu!! E como a rapadura é menos processado, menos industrializado, é mais saudável. E o sabor, eu te digo que aqui em casa, não dura esse doce! Vou provar agora..

Comentários

Postagens mais visitadas