Um Doce Delicioso - Shrikhand - Para o Festival do Diwali

Namastê Amigos! Hoje eu tenho o prazer the receber vocês nesse dia especial. Hoje é dia do Diwali - o festival das luzes, comemorada pelos Hindus tradicionalmente mas é um grande celebração na índia para todo mundo. O Diwali comemora a vitória do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas, a sabedoria sobre a ignorância.  

A história vai assim... o Príncipe Rama, que era o Príncipe Herdeiro do reino de Ayodhya, que era amado por todos, foi exilado na floresta, por 14 anos, com esposa dele que se chamava Sita e um irmão mais novo chamado Laxman. Eles passarem pelas muitas dificuldades. Um delas era o sequestro da Sita pelo Ravana, um rei que representa o mal nessa história. Aconteceu um grande guerra entre o exército que o Rama juntou contra Ravana, e o Rama foi o vitorioso. E no dia do Diwali e quando acaba o exílio deles e eles voltaram para Ayodhya, todo mundo recebeu eles com muita alegria, com lâmpadas, luz na cidade inteira - igual tem aqui na minha cozinha hoje! Hoje em dia, a gente decora casas  com luz igual fazem na muitas partes do mundo no natal. E tem fogos de artifício que você não imagina. Era a parte favorita do diwali para mim!!

No dia seguinte, a gente tem costume de visitar pessoas queridas, amigos para cumprimentar nessa ocasião. E a gente recebe essas pessoas queridas com um grande variedade de doces, salgados, frutas secas. Vou receber você com algumas dessas coisas, e a gente vai aprender como fazer uma delas.


Nesse prato decorativo tem amêndoa, castanha de caju, noz pecan, uva passa, tâmara e um toque brasileiro com castanha do pará.

Nesse prato tem alguns doces típicos, cada um mais delicioso que outro. Tem "milk cake" - literalmente - bolo de leite, "kaju katli" um doce feito com kaju, que é castanha de caju, sohan papdi - um doce feito de farinha de grão de bico.

E por último temos Shrikhand - feito de iogurte. Hoje vamos fazer Shrikhand que além de ser uma delícia é bem fácil de fazer. E os outros, se você quer que eu ensina como fazer, pode falar nos comentários.  Vamos começar com o Shrikhand.

Ingredientes

2L iogurte (para fazer o seu proprio iogurte, veja a receita)
até 2/3 xícara de açúcar (a gosto)
10-12 cardamomos - só as sementes, moídos
pétalas de rosa, açafrão, amêndoa picada ou pistache picada (para guarnição - opcional)

Método

  1. Coloque o iogurte em um saco de pano para coar. Pendure e deixe coar por 2 horas.
  2. Tire o iogurte coado em uma tigela, e misture delicadamente o açúcar e cardamomo. Não é para bater com muita força, se não o shrikhand vira muito líquido.
  3. Leve a geladeira até a hora de servir. Na hora de servir, pode decorar com amêndoa or pistache picado.

Esse é o shrikhand! É uma delícia mesmo - o azedo do iogurte com cardamomo e açúcar é uma combinação perfeita. Faz, que você vai gostar. Feliz Diwali! Namaste!

Comentários

Postagens mais visitadas