Tipos de Lentilha (Daal)

Namastê  Amigos! 
No Brasil até recentemente só se conhecia um tipo de lentilha, chamado lentilha. 😁 Eu quero contar pra vocês que existem muitas variedades. Em hindi, minha língua materna, "daal" é uma palavra genérica para designar as leguminosas "dichotomous"...  leguminosas dicotômicas! (Obrigado, Google! ) ou seja, grãos que se dividem em duas partes. Então, na Índia é muito fácil de se encontrar os diversos tipos de lentilha que levam o nome diferencial seguido de "daal".  Em inglês o nome genérico é "pea" (ervilha / lentilha). 
Lentilhas, junto com arroz (daal chawal), são fonte de proteína completa e fazem parte de uma refeição básica. Daal chawal é o feijão com arroz indiano. 

Hoje eu quero apresentar 10 tipos que eu encontro facilmente no supermercado e na loja indiana em qualquer lugar onde tem uma comunidade indiana nos Estados Unidos e no Canadá. Cada variedade tem seu sabor e textura característicos e podem ser preparadas de maneiras diferentes. No Brasil eu encontrei alguns no mercado Pão de Açúcar e também na Zona Cerealista e Mercado Municipal em São Paulo.



Para ficar mais fácil, eu vou colocar uma legenda no sentido horário. Eu vou te ensinar o nome em hindi e em inglês. Então vamos lá:



1. Kala chana / black chickpeas: chana (pronuncia "tchána", como "tchau") é grão de bico. Essa variedade tem uma cor escura. Em hindi o nome significa grão de bico preto, mas a aparência é na verdade marrom.

2. Toor daal / split yellow pigeon peas: não sei se existe um nome em português, mas em inglês é bem engraçado se traduzir diretamente.  Ervilha pombo amarela partida?? Não faço ideia por quê!!😂

3. Urad / black gram: ervilha ou lentilha preta.

4. Urad daal / split and skinless black gram: lentilha preta partida e sem casca.

5. Masoor daal / red lentil : essa é a lentilha mais conhecida no Brasil, mas sem casca e partida no meio. 

6. Masoor / brown lentil : essa é a já famosa lentilha.

7. Chilkewali moong ki daal / split moong lentils : veja a explicação abaixo. Moong partido e com casca. 

8. Moong / moong beans : esse é o feijão que os japoneses usam para fazer broto, o moyashi, inteiro.

9. Dhuli moong ki dal / split moong skinless : em hindi significa moong lavado. Essa variedade é partida e sem casca.

10. Chane ki daal / split baby chickpeas : grão de bico novinho partido e lavado.

Além de sopas, lentilhas podem ser usadas como ingredientes em molho chutney, misturas de temperos, bolinhos fritos e até em doces e sobremesas. Tudo delicioso.

Numa próxima vamos falar sobre temperos, legumes e culinária regional indiana. Falem comigo nos comentários, vou ficar feliz. Obrigado e até mais! Namaste!!

Comentários

Postagens mais visitadas