Masale ka Dabba: Apresentando a caixa/lata de temperos

Namastê Amigos!  Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre uma coisa que faz uma parte essencial da cozinha Indiana, e até da cultura Indiana. O que é? Especiarias. Temperos.

Como vocês já sabem, a Índia sempre foi um pais famoso pelos temperos. Existia um grande comércio de especiarias séculos atrás também, e foi um dos motivos principais para os europeus procurarem um caminho pelo mar para a Índia.
Existe uma grande variedade de especiarias usada na cozinha Indiana. Na verdade, a comida Indiana é o que é por causa dos temperos. Esses temperos dão um aroma, um sabor gostoso, e tem cores vibrantes. E dizem que tem vários benefícios para saúde.
Em qualquer casa na Índia, você vai achar uma coisa que é chamada “masale ka dabba.” Traduzido em português literalmente é “caixa de temperos.”  É isso que eu quero mostrar para vocês. 
Aliás, "masala" é uma palavra muito comum que vocês vão me ver usar bastante. Significa tempero.



 Aqui dentro tem os temperos que são usados quase todo dia. Vamos no sentido anti-horário:

⁃ semente de mostarda
⁃ semente de cominho
⁃ semente de coentro em pó
⁃ pimenta vermelha ao centro;
⁃ curcuma ou açafrão da terra
⁃ cravo da Índia, cardamomo e noz moscada.
⁃ Garam Masala - que em Português pode tra
duzir como “tempero quente” que na verdade não é quente no sentido de ardido.  É uma mistura do vários temperos aromáticos como cravo, canela, louro, cardamomo, erva doce, pimenta do reino, e mais. Eu posso falar sobre essa garam masala mais para frente se vocês quiserem.

Claro que isso não é tudo. Eu coloquei mais alguns em uma bandeja para mostrar pra vocês.



- Saunf - fennel seeds - erva doce
⁃ Ajwain - Carom seeds  - vi no Google que chama Ajowan no Brasil!
⁃ Methi dana - fenugreek - feno-grego
⁃ Dhania beej - whole coriander seeds - sementes de coentro
⁃ Kali mirch - black pepper - pimenta do reino
⁃ Namaste mix - minha receita própria que eu vou ensinar aqui.
⁃ Hing - asafoetida
⁃ Dalchini - cinnamon - canela
⁃ Tej pata - bay leaves - louro
⁃ Curry pata - curry leaves - folhas de curry - que não tem nada ver com curry powder - aquele curry em pó que tem no mercados!
⁃ Kesar - saffron - açafrão - conhecido como o tempero mais caro do mundo, na verdade é pistilo de uma flor que é colhida a mão, e esse trabalho requer muito mão de obra deixando muito caro. Chega a custar cinco mil dólares por quilo, e é vendido no pacote de um grama geralmente.

Como você pode imaginar, todos esses temperos tem um sabor próprio. Por exemplo, tem temperos que são um pouco amargo - a mostarda, fenogrego, ou ardido - claro a pimenta, ajwain, ou adocicado - erva doce, canela. E o aroma própria que é dificil de descrever! do coentro, cardamomo, açafrão! E as cores fascinantes - principalmente a cúrcuma, a pimenta vermelha, o açafrão. Não esqueçam de assistir o video também. 

Ah, você notou que não tinha curry na lata de temperos? O curry powder foi uma invenção ocidental. Eu falo sobre esse assunto no video do Namaste Mix.

Então amigos, por hoje é só. Até uma próxima! Namastê.

Comentários

Postagens mais visitadas