Gulab Jamun - Você Tem Que Experimentar Essa Delícia de Leite Ninho

Namaste Amigos! Come vai? Hoje eu quero fazer um doce, que é um dos meus favoritos. É chamado Gulab Jamun, que é muito popular, é fácil de fazer também. Eu escolhi essa receita hoje em homenagem ao meu tio que faleceu poucos dias atrás. Ele era meu tio favorito, e fazia esse doce para gente com todo carinho, sempre foi delicioso. A gente chamava ele Ramesh Mamaji. Ramesh era nome dele, e a palavra Mamaji - mama significa tio - irmão da mãe, e "ji" é para chamar com respeito. No hindi, cada relacionamento tem uma palavra específica, mama é irmão da mãe, "Masi" é irmã da mãe, "Bua" é irmã do pai, chacha é irmão mais novo do pai, e irmão mais velho do pai é chamado "Bade papa" que significa "pai maior." E com cada esse relacionamento tem palavra para o esposo ou esposa também, por exemplo, esposa do "Mama" - irmão da mãe, é chamada "Mami." E mais, tem palavras para os primos, os cunhados, que já deixa claro o relacionamento exato, se o primo é filho do irmão da mãe, ou irmã do pai, ou o cunhado é marido da irmã ou irmão da esposa, etc. Então, onde tem palavras genéricas nas outra idiomas, em hindi tem palavras específicas. Muito interessante, você não acha?

Voltando no doce de doce, gulab jamun, normalmente é feito com sólidos de leite - que é chamado mawa. E meu tio procurava um tipo especial de mawa que é para fazer gulab jamun. A gente vai usar leite ninho que funciona muito bem. O processo é muito simples.. tem que fazer bolinhas fritas de massa de leite ninho e colocar numa calda. Vamos fazer?!

Ingredientes

Para Calda

  • 2 xíc de açúcar
  • 3 xíc de água
  • canela e cravo, ou cardamomo

Para Gulab Jamun (bolinhas):

  • 1 xíc de leite ninho
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/4 colher de chá de fermento químico
  • 1 colher de óleo ou ghee
  • 3-4 colheres de sopa de leite

  • óleo ou ghee para fritar.

Método

  1. Ferver açúcar, água com canela e cravo (ou 3-4 cardamomos inteiros). Fazer uma calda rala (demora 8-10 minutos no fogo médio depois que levar fervura).
  2. Colocar e misturar os ingredientes secos numa tigela. Colocar óleo, e 3 colheres de sopa de leite. Misturar levemente para fazer uma massa lisa (usa mais um pouco de leite se está muito seco). Não amassa muito, só até que está bem combinado.
  3. Fazer bolinhas pequenas, com 2-3 cm de tamanho.
  4. Esquentar óleo para fritar. Tem que fritar no fogo baixo, que vai levar 5-7 minutos para os bolinhos ficarem marrons.
  5. Tirar do óleo e colocar na calda (que deve estar quente - não fervendo, más quente de tocar).
  6. Deixar descansar 1-2 horas.
  7. Para o melhor gosto, servir quente (esquentar no microondas -- 10-15 segundos cada gulab jamun -- na hora de comer).

Esse doce é uma delícia! Pode fazer, você vai amar.

Comentários

Postagens mais visitadas