Pão Rústico de fubá da Índia - Makke ki Roti

Namaste Amigos! Tudo bem com vocês? Se você é novo aqui, sou o Yogesh, e compartilho receitas deliciosas da índia e também curiosidades culturais do país. Vamos fazer um tipo de pão hoje, que é feito com fubá, que vem do estado do Punjab. Eu estava pensando o que eu falo sobre Punjab, além de culinária e cultura que eu já num outro episódio, e lembrei do lugar que é mais frequentado no estado, e quem sabe, no país inteiro. E o "golden temple" - "templo dourado" que é considerado um lugar sagrado. Esse templo é muito bonito, e como o nome indica, é coberto em ouro. Foi construído uns 500 anos atrás pelos siques, más pessoas de qualquer religião são bem vindas para rezar, meditar ou ouvir palavras santas. Os siques tem uma tradição chamada "langar" - que é uma cozinha comunitária para oferecer uma refeição gratuitamente para todos visitantes - do qualquer religião que sejam. Esse langar tem no todos templos do siques - que são chamado "gurudwaras." 

Falando na refeição, vamos fazer hoje makke ki roti - literalmente pão de milho. Que é servido com sarso ka saag - uma mistura de folhas de mostarda que vou mostrar depois. Vamos fazer?

Ingredientes

  1. 1 xíc de fubá
  2. 3/4 xíc de água morna (+/- 45 C)
  3. 1/4 colher de sal

Método

  1. Primeiro, tem que fazer uma massa com os ingredientes. Como o fubá não tem glúten, fica uma massa igual massa de modelar. Colocar mais água ou fubá se precisar. 
  2. Deixar a massa descansar por 10 minutos.
  3. Para fazer o pão, pegar massa suficiente para fazer uma bola de 3-4 cm.
  4. Colocar entre dois pedaços de plástico, pode ser de pacote de arroz ou feijão(ou cortar 2 lados de um saquinho "ziplock" de freezer). Apertar em cima do balcão com fundo de uma panela ou um livro, qualquer coisa que serve para abrir a massa.
  5. Tirar do plástico com cuidado, e colocar numa frigideira quente. Torrar os dois lados 1-2 minutos cada.
  6. Passar manteiga.

Sugestão para servir: com sarso ka saag, combina muito bem.

Esse prato é um dos pratos "signature" do Punjab. Pode fazer que você vai gostar!

________________________________

Credits for images used in video:
Golden Temple at night : https://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Temple#/media/File:Golden_Temple_nighttime.jpg (CC-By-SA 4.0)
Golden Temple Causeway: https://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Temple#/media/File:Golden_Temple,_Amristar.jpg (CC-By-SA 4.0)
Golden Temple - One of the Gateways: https://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Temple#/media/File:Guru_Ka_Dwar.jpg (CC-By-SA 4.0)
Golden Temple - Community Kitchen: https://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Temple#/media/File:A_group_of_volunteers_helping_with_daily_food_preparation_for_Langar_at_the_Golden_Temple.jpg (CC-By-SA 2.0)
Golden Temple Langar: https://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Temple#/media/File:The_famous_'langar'-_free_meals_for_one_and_all_(38938496121).jpg (CC-By-SA 2.0)
Langar in Progress: https://en.wikipedia.org/wiki/Langar_(Sikhism)#/media/File:Langar.jpg (CC-By-SA 3.0)

Comentários

Postagens mais visitadas