Kadhi - Faça Essa Deliciosa Sopa de Iogurte Para Aquecer o Seu Inverno

Namaste Amigos! Hoje vamos fazer uma receita bem diferente - uma sopa de iogurte com farinha de grão de bico. Que é minha sopa preferida num dia frio. Ela é chamada Kadhi... esse som, "dhi" é um som comum em hindi. Tem outros sons também que pessoas não nativa tem muita dificuldade em pronunciar. Outro é "di" - Kadhi é sopa que vamos fazer, e "kadi" é elo de corrente. Pode tentar falar - Kadhi  e  Kadi (assistir o vídeo para saber o pronunciação atual!).

Antes da receita, eu quero agradecer um dos inscritos - o Denilson. Ele deixou um comentário bem simpático. Desde aquele dia, realmente estou vendo mais pessoas vindo no canal! Obrigado, Denilson. Também fiquei feliz que essas receitas com adaptações para o brasil ficam mais fácil de fazer. Eu tento deixar receitas o mais simples possível, usando ingredientes que acha com facilidade no brasil, sem perder a essência, e o sabor original.  

Como é inverno no brasil, eu pensei em fazer essa sopa - Kadhi - que é bom demais num dia frio. Ela é feito de maneiras diferentes dependendo da região da índia. Tem lugares onde ela é mais doce, outros colocam legumes, ou bolinhos fritos nessa sopa. O versão que vamos fazer é do meu região - que fica no centro da índia. 

Conseguiu falar "Kadhi"? Não desiste!

Ingredientes

2 xíc de iogurte natural
1/4 xíc de grão de bico
1 colher de chá semente de mostarda
1 pedaço de gengibre (1-2 cm) amassado
pimenta verde ou seca (a gosto)
2-3 folhas de louro
1/2 colher de chá de curcuma
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal (ou a gosto)
4 xíc de água
2 colheres de sopa de azeite

Método

  1. Colocar o grão de bico no liquidificador para moer até que ficar bem fino (igual farinha de trigo em consistência). Isso é chamado "besan" em hindi - que é usado bastante. Para uma sopa mais lisa, passar na peneira, ou se você já tem farinha de grão de bico comprado, pode usar aquilo (3 colheres de sopa) em vez de fazer no liquidificador.
  2. Agora, com o "besan" no liquidificador, colocar 1 xícara do iogurte, 1 xícara de água, curcuma, açúcar, e sal. Bater até que a mistura ficar lisa.
  3. Numa panela, aquecer o azeite. Colocar as sementes de mostarda. Vai começar estourar. Nesse ponto, colocar o gengibre. Colocar a pimenta e a mistura de iogurte e besan. Colocar resto do iogurte e água.
  4. Deixar levar fervura, mexendo as vezes com um fuê. Depois, reduzir o fogo e deixar ferver para 15-20 minutos.
  5. Pronto.

Sugestão para servir: com naan ou roti (pães indianos) ou arroz. Colocar coentro picado por cima.

Comentários

Postagens mais visitadas